Pressão dos pneus na sua motocicleta

Imagem para artigo do blog com o nome do artigo

Tudo o que você precisa saber

Neste artigo vamos falar sobre a pressão ideal para os pneus da sua motocicleta. Confira!

Todos sabem do prazer que sentimos ao andar de motocicleta, seja em uma viagem num final de semana ou até mesmo no dia-a-dia, indo ou voltando do trabalho.

O que muitos não sabem é como ter os cuidados ideais com sua motocicleta, para que, além de ter uma vida útil maior, trará também mais segurança para o piloto e a garupa. Então iniciaremos uma série de artigos, todos com uma dica útil sobre como melhorar a vida útil de sua motocicleta, com cuidados, informações e dicas que você piloto pode seguir.


Você costuma calibrar os pneus da sua motocicleta?  Se sim, você faz isso regularmente? Ou apenas se lembra quando os pneus já estão praticamente murchos?

Se a sua resposta for não, é bom começar a colocar um lembrete!

Isso porque um pneu com a pressão abaixo do recomendado tornará as curvas muito mais difíceis e perigosas, resultando em um desgaste acelerado. Da mesma forma, pneus com alta pressão reduzem a superfície de contato com o solo, contribuindo para derrapagens e perda de controle.

Segundo o recomendado, a pressão dos pneus deve ser verificada diariamente, antes de qualquer pilotagem, seja nas ruas da cidade ou nas estradas, sendo o ideal a calibragem ser feita uma vez na semana, ou de 3 a 4 vezes no mês.

Como saber qual a pressão correta para seus pneus?

Cada motocicleta requer uma calibragem ideal. Para ter certeza de que está seguindo o recomendado, cheque em seu manual do proprietário. Lá você terá todas as informações que necessita e terá a certeza e segurança de que são as melhores informações possíveis para a sua motocicleta.

A quantidade de carga influencia na calibragem ideal dos pneus?

Sim, esse é um dos fatores que se deve prestar atenção ao calibrar os pneus. Isso, pois o peso total da motocicleta será diferente se apenas o piloto estiver em cima dela, ou se estiver levando alguns quilos de bagagem, por exemplo.

Se deve também tomar cuidado para não sobrecarregar os pneus com excesso de peso. Se ocorrer uma sobrecarga, podem ocorrer falhas no pneu e a perde de controle da motocicleta.


Esperamos que esse artigo tenha ajudado a entender um pouco mais sobre a importância dos cuidados com o pneu da sua motocicleta. Aproveite e dê uma olhada em nosso outro artigo, onde te mostramos como saber o melhor momento para trocar de pneu.