Suspensão dianteira invertida

Imagem de banner para o artigo, contendo o título e o subtítulo

O que é e quais os benefícios dessa tecnologia

Quer saber qual a diferença de uma motocicleta com a suspensão dianteira invertida? Então não deixe de conferir esse artigo, e descubra as vantagens!


Antes de tudo, você sabe o que é uma suspensão dianteira invertida?

Esse tipo de suspensão existe para aumentar a estabilidade em alta velocidade nas curvas, tornando a manobrabilidade mais fácil. Consequentemente causa um efeito de amortecimento nas vibrações, tornando a pilotagem muito mais segura, eficiente e confortável.

Onde ela foi inventada?

A suspensão dianteira invertida foi inventada na década de 80 pela empresa Simons. Eles seguiram a ideia de que a suspensão dianteira deveria ser mais leve, próxima ao eixo da roda e resistente, na parte de cima.

Com isso eles inverteram as posições dos tubos, colocando o que antes ia embaixo, mais grosso e pesado, para cima.

E você sabe qual foi a primeira montadora a equipar com esse tipo de suspensão? Isso mesmo, a Suzuki, nos seus modelos para competição de motocross.

Quais os benefícios?

Além dos já citados acima, com esse tipo de suspensão a borracha do pneu mantém um contato maior com o chão, absorvendo os impactos e as irregularidades do piso e da via, impedindo que cheguem aos braços do piloto.

É ainda a suspensão mais fácil de ser ajustada, a que tem a maior distribuição dos pesos e a que torna a estrutura da motocicleta muito mais solida, muito importante para a dirigibilidade.


Dito isso, você já consegue ver que inicialmente, esse tipo de suspensão foi criado para modelos de competição, ou seja, motocicletas de alto desempenho.

Mas a Haojue entendeu que, adicionando esse tipo de suspensão em seus modelos que possuem uma cilindrada menor, traria grandes benefícios à moto.

Foi pensando nisso que a Haojue foi a primeira marca a inserir em motocicletas com cilindrada mais baixa, uma suspensão dianteira invertida. Isso trouxe mais valor à moto, tornando-a um grande diferencial da concorrência, e a única no momento com esse tipo de inovação.